As Crianças e a Proteção Solar - Pituka Wear

As Crianças e a Proteção Solar

As Crianças e a Proteção Solar

O Sol é um aliado valioso para a nossa saúde e traz benefícios importantes. Para além de estimular a produção de vitamina D, que desempenha funções essenciais no nosso corpo, a luz solar e a sensação de calor promovem o nosso bem-estar geral.

Os dias ensolarados e quentes convidam-nos a atividades ao ar livre, como ir à praia ou à piscina, praticar desportos ou fazer piqueniques. Todas estas atividades são muito desejáveis, mas é importante tomar os cuidados necessários para evitar efeitos indesejáveis causados pelo Sol.

 

As crianças são MAIS SENSÍVEIS AOS RAIOS SOLARES do que os adultos, ficando com a pele vermelha e com queimaduras mais facilmente. Isto ocorre porque a pele é mais fina e sensível, e o processo de pigmentação, que oferece alguma proteção, ainda está em desenvolvimento.

 
O que podemos então fazer?

 “1. Ninguém se deve expor ao Sol sempre que o Índice UV for igual ou superior a 11.

2. No caso das crianças este valor é inferior e, para Índices UV iguais ou superiores a 8, elas não devem fazer exposição solar, mesmo com todas as medidas de proteção implementadas. Isto significa, por exemplo, que nos meses de Verão as crianças não devem estar na praia entre as 11h e as 16h.

3. São medidas de protecção solar: roupas frescas de mangas compridas, chapéus, preferencialmente de abas, óculos de sol com filtro UV e protector solar.

4. Utilizar de forma correta o protetor solar adequado e ter sempre água fresca disponível para manter a hidratação."

 

Mas qual o protetor solar adequado? E qual a forma correta de o aplicar?

"Existem essencialmente DOIS TIPOS de protetores solares que diferem na sua constituição e mecanismo de ação:

- Os protetores solares físicos que refletem a radiação UV e são de largo espetro, eficazes para as radiações UVA e UVB. Muitos destes protectores são espessos, de espalhamento difícil, deixam resíduo esbranquiçado e podem secar a pele.

- Os protetores solares químicos absorvem e retêm a radiação, impedindo que esta atinja a pele. São mais fáceis de espalhar e devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar. Degradam-se com a exposição solar e podem perder eficácia com os banhos, a transpiração excessiva e a fricção com areia e toalhas de praia, por isso devem ser reaplicados a cada 2h ou após os banhos."

O protector ideal é o que é capaz de:

 1. Bloquear a radiação UVA e UVB

 2. Ter um SPF 50+ (Sun Protection Factor)

3. Ser resistente à água e à fricção (ainda assim deve ser reaplicado!)


Fonte: Sociedade Portuguesa de Pediatria in Criança e Familia

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados