Os Benefícios da Atividade Física para Crianças: Especialmente na Água

Os Benefícios da Atividade Física para Crianças: Especialmente na Água

Os Benefícios da Atividade Física para Crianças: Especialmente na Água

Se alguma vez duvidaste do a na vida das crianças, permita-me esclarecer-te: é uma ferramenta incrivelmente poderosa. A ciência e a experiência parental confirmam-no, e hoje vamos mergulhar profundamente (literalmente) nos benefícios, especialmente quando essa atividade ocorre na água.

 

Por Que a Atividade Física é Vital?

Ao longo do tempo, descobrimos que a atividade física é mais do que apenas uma forma de manter as crianças ocupadas. É uma oportunidade para promover um estilo de vida saudável e feliz desde tenra idade. Ao praticarem desporto, as crianças desfrutam de inúmeros benefícios, desde a promoção da disciplina até ao reforço da autoestima. Além disso, a atividade física ajuda a reduzir a ansiedade, melhorar o desempenho escolar e ensinar habilidades importantes para a vida.

Quanto Tempo Devem Passar Ativos?

A Organização Mundial de Saúde oferece orientações claras sobre o tempo ideal que as crianças devem dedicar à atividade física, com base na idade. Desde a mais tenra idade até à adolescência, o movimento é fundamental. Os mais novos devem passar o tempo a explorar o mundo através do movimento, seja a gatinhar, correr ou brincar ativamente. À medida que crescem, o desafio aumenta, mas o objetivo permanece o mesmo: manter-se ativo e saudável.

  1. Crianças com menos de 1 ano: Devem ser colocadas na posição de barriga para baixo (gatinhar/rastejar) por pelo menos 30 minutos por dia, o que ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e a evitar posições viciosas na cabeça do bebé. Além disso, devem ser estimuladas a mover a cabeça, pernas e braços durante as rotinas diárias.
  2. Crianças entre 1 e 2 anos: Devem realizar pelo menos 3 horas de atividade física diária, de intensidade variada, privilegiando o exercício ao ar livre sempre que possível. Exemplos incluem caminhar, correr, rolar, nadar ou brincar na água, criar circuitos de movimento ou brincar com bolas ou brinquedos semelhantes.
  3. Crianças entre 3 e 4 anos: Devem realizar pelo menos 3 horas de atividade física diária, com pelo menos 1 hora de atividade de intensidade moderada. Além das atividades mencionadas anteriormente, podem participar em caminhadas, corridas, saltos, brincadeiras como escondidas, andar de bicicleta ou atirar e apanhar objetos.
  4. Crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos: Devem ser encorajados a manter pelo menos 3 horas de atividade física diária, com pelo menos 1 hora de atividade moderada a intensa. Além disso, devem realizar atividades de fortalecimento muscular pelo menos 3 dias por semana. Podem incluir modalidades desportivas individuais ou coletivas, como futebol, andebol, basquetebol, voleibol, ténis, artes marciais, dança ou natação.

 

Por que a Água é uma Aliada?

Agora, vamos mergulhar nos benefícios específicos das atividades aquáticas, como a natação e a hidroginástica. Estar na água não é apenas divertido; é uma fonte incrível de saúde e bem-estar. A água oferece um ambiente único para o exercício, fortalecendo músculos, ossos e o sistema respiratório. Além disso, o contacto com a água promove uma sensação de calma e relaxamento, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

 

Mantém o Coração Mais Saudável

Um estudo realizado pela State University of New York demonstrou que um dos benefícios da natação, nas pessoas que praticam, é uma frequência cardíaca e níveis de tensão arterial mais baixos do que as pessoas que não nadam, assim como melhor circulação sanguínea e menos problemas do foro respiratório.

 

Favorece o Aumento da Massa Muscular

Um estudo que observou homens praticantes de natação verificou que, em oito semanas, houve um aumento de 23,8% no tríceps braquial (músculo localizado na parte posterior do braço).

 

Melhora a Postura e a Flexibilidade

Além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência e a força muscular, um dos benefícios da natação passa também pela promoção de uma boa postura.

 

Melhoria da Qualidade de Vida

Nadar, fazer hidroginástica ou simplesmente brincar na água são atividades que beneficiam tanto o corpo como a mente. A água promove a libertação de endorfinas, os hormônios do bem-estar, proporcionando uma sensação de relaxamento e felicidade. Além disso, as atividades aquáticas ajudam a melhorar o condicionamento físico, queimando calorias e tonificando os músculos.

 

Desenvolvimento Respiratório

A água também é uma aliada na melhoria da capacidade respiratória. A natação, em particular, promove o desenvolvimento dos pulmões e ensina técnicas de respiração eficazes. Desde tenra idade, as crianças podem beneficiar do contacto com a água, desenvolvendo habilidades motoras, fortalecendo os músculos e ganhando confiança.


Segurança e Confiança na Água

A natação infantil é uma atividade que oferece inúmeros benefícios, desde o desenvolvimento físico até à promoção da confiança e segurança na água. Ao praticarem atividades aquáticas desde cedo, as crianças aprendem habilidades essenciais para a vida, enquanto desfrutam de momentos de diversão e aprendizagem.

 

Escolha o Calçado Adequado para as Aulas de Natação

Garantir que as crianças estejam bem equipadas para as suas aulas de natação é fundamental para uma experiência segura e divertida na piscina. Os nossos calçados para praia e piscina são projetados com materiais leves, de secagem rápida e solas antiderrapantes, proporcionando conforto, aderência e proteção contra escorregões ao redor da piscina. Com o nosso calçado, as crianças podem desfrutar das suas atividades aquáticas com confiança, concentração total na aprendizagem e, acima de tudo, diversão sem preocupações.

Então, que tal levares as tuas crianças para um mergulho hoje? Os benefícios vão durar uma vida inteira.

 

Fontes:
  1. 5 benefícios da natação. CUF.
  2. Benefícios de atividades físicas na água. Pax Bahia.
  3. Benefícios do desporto na infância. Trofa Saúde Hospital Central.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados