Sinais de Alerta a que deves estar atento!
Sinais de alerta a que deves estar atento no que respeita aos pés do bebé, nos primeiros meses de vida!
“No primeiro ano, o crescimento dos pés é muito rápido e é um dos períodos mais determinantes no seu desenvolvimento. Assim sendo, é importante que se tenham alguns fatores em atenção.”
É comum que a criança “inicie a sua caminhada em bicos de pés, no entanto, se tal persistir no tempo (após 2-3 anos de idade), não é normal."
"As irregularidades na forma de caminhar, como em bicos de pés, ter o pé plano, etc., podem originar problemas na idade adulta ou mesmo ainda enquanto criança ou adolescente: joanetes, dedos em garra, problemas no joelho e na coluna vertebral, etc.”
Visto que nem todas as crianças verbalizam o desconforto ou dor que possam sentir, os pais devem prestar atenção a sinais como:
1 - Forma de caminhar “estranha” – fora do comum;
2 – Claudicação – Simplificando, é um termo médico usado quando não se tem firmeza num dos pés ou numa das pernas, seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço. É uma marcha anormal, causada pelo estreitamento das artérias que fornecem sangue às pernas e a coluna vertebral. Para descobrir porque é que acontece, deve-se investigar a idade da criança, tempo de evolução, forma de início, sintomas associados, etc.
3- Tropeçar frequente;
4 - Insistência em descalçar o calçado;
5 - Desgaste excessivo ou assimétrico da sola do calçado.
Fonte: 𝘍𝘪𝘴𝘪𝘰𝘎𝘳𝘰𝘸 - 𝘍𝘪𝘴𝘪𝘰𝘵𝘦𝘳𝘢𝘱𝘪𝘢 𝘗𝘦𝘥𝘪𝘢́𝘵𝘳𝘪𝘤𝘢 - 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘋𝘳. 𝘙𝘰𝘮𝘦𝘶 𝘈𝘳𝘢𝘶́𝘫𝘰, 𝘗𝘰𝘥𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘴𝘵𝘢